O que é TUPINAGÔ

O que é TUPINAGÔ

A AÇÃO TUPINAGÔ (Movimento Cultural Educacional Presença TUPINAGÔ) surgiu, em 1997, da necessidade de darmos maior visibilidade .is matrizes culturais formadoras do Brasil, ou seja, as culturas africanas e indígenas. Isto porque estas culturas são pouco valorizadas e, até mesmo, por muitos desconhecidas. O que isso significa na formação da identidade de cada brasileiro )(a)? Como e possível nos sentirmos integrados e saudáveis se negamos nossa origem? Estas questões surgiram da experiência prática de Marta Nicirdles dos Santos (Bartira), brasileira, educadora e psicóloga social nos projetos sociais do Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC-PUC/SP) ,mais especificamente no trabalho com crianças e adolescentes de e na rua. 

Com a oportunidade de sistematizar essa experiência no mestrado, estudando a construção da identidade e o projeto de vida de dois jovens que estiveram em situação de rua, evidenciou-se a forte inter-relação entre identidade pessoal e identidade cultural nacional. Partimos, então, para o estudo e o diálogo com diversos autores sociais (empresários, artistas, educadores, intelectuais e movimentos sociais) sobre quem somos nós, brasileiros. 

Obviamente, o tema da identidade cultural brasileira é complexo e polêmico, porém extremamente necessário. Valorizar a nós mesmos é explicitar as nossas competências nas mais diversas áreas, seja na Educação, seja na produção de novas tecnologias. 

Nessa caminhada de afirmação dessas competências, em 1999 se estruturou a Referência OCCCA: características e condições da Ação TUPINAGÔ e do trabalho grupal/organizacional competente. Os vetores do OCCCA são os seguintes: Obter resultados, Criar em grupo, Criatividade Operativa, Construir rede de parcerias e Aprender na Diversidade. Queremos com a Ação TUPINAGO fortalecer a cultura brasileira na sua diversidade, envolvendo os diferentes autores sociais para uma maior apropriação e visibilidade das nossas potencialidades. 

 

Last modified on Saturday, 09 May 2015 14:57
Login to post comments